12 June 2006

lírios


Exitem vários tipos de lírios. Eles podem ter origem na Ásia, na Europa ou na América do Norte. Existem algumas espécies dos trópicos e de regiões elevadas. Actualmente, todas as espécies existentes resulta do cruzamento entre si. Os lírios resultantes são chamados de lírios híbridos.

Os lírios pertencentes à família das Liláceas podem ser orientais, asiáticos ou longuiflorum. No grupo asiático pode-se encontrar Orange Pixie, no grupo dos orientais o muscadet e mona liza.


O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.
Narra a mitologia, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios.
O lírio é considerado mágico que têm poder contra a bruxaria.

No comments: